Sketchbook


Sketchbook - Crie esboços e desenhos usando ferramentas como lápis, picel etc.

O SketchBook Pro é um produto fantástico, mas pode ser facilmente mal interpretado. O primeiro erro de avaliação pode ser feito ao tentar compará-lo com Adobe Photoshop.

Ou ainda, comparar com outro programa mais na linha da mídia natural como o Paint da Corel. Apesar de ser um programa que trabalha com a imagem raster - como o Photoshop -, as diferenças entre o Sketchbook Pro e esses dois citados, são muitas.

Pouco conhecido pelos usuários da Autodesk, o Sketchbook Pro foi originalmente lançado pela Alias Systems Corporation, os criadores do Maya, comprada pela Autodesk em 2005. A Autodesk, na época, não deu continuidade ao produto que estava na sua versão 2.0. Mais tarde, uma versão 3.0 beta foi apresentada no MacWorld de 2008 e, logo depois, a Autodesk lançou a atual versão, chamada de Sketchbook Pro 2009. Tem para Mac e PC.

O Sketchbook Pro é chamado de “natural media drawing program”, ou seja, um programa de desenho que procura imitar os materiais tradicionais de desenho como lápis, marcador, pincel etc. O software foi desenvolvido para ser usado com Tablet PCs e mesas digitalizadoras como as Wacom e outras similares. Portanto, não deve ser avaliado com o uso do mouse.

A primeira coisa que chama a atenção é justamente a interface com o usuário. Totalmente simples e intuitiva bem diferente do que temos hoje em programas como o AutoCAD e o 3 ds max, que apresentam uma profusão de menus, capazes de encher diversas telas.

O Sketchbook Pro é um programa “limpo” como uma folha de papel em branco. A Autodesk

divulga o programa como tendo uma interface de usuário totalmente amigável aos artistas. Baseada em gestos, essa interface é tão rápida e intuitiva que permite mesmo aos usuários iniciantes uma aprendizagem fácil e rápida. É claro que não existe mágica. Os comandos e recursos do SketchBook são realmente minguados.

O Sketchbook Pro é um programa para desenho à mão livre. Você vai poder contar só com os gestos de sua mão. Sem réguas, grids ou snap points. Para quem está acostumado ao uso de materiais de desenho tradicionais é uma ótima porta de entrada para o mundo digital. Para quem já está acostumado com outros programas, mas acha importante o traçado à mão livre, vale a pena dar uma olhada, mas não gaste muito tempo procurando por alguma ferramenta em algum menu escondido, elas não existem mesmo.

O que importa, e realmente é único no Sketechbook Pro, é a simulação quase perfeita dos materiais tradicionais. Se é para ser um programa de mídia natural quando você escolhe um lápis HB e faz um gesto rápido com a caneta sobre a mesa digitalizadora, o que você vai querer ver na tela, no mesmo instante, é o mesmo traço que você teria no papel. Quanto a isso, o Sketchbook Pro é ótimo.

A maioria dos leitores poderia perguntar: ... mas então por que não utilizar o papel e os materiais

tradicionais? Entre os designers de produto existe uma briga antiga e uma tentativa de integração de dois mundos. Normalmente, são referidos como “o mundo dos recursos manuais” e “o mundo dos recursos digitais”, de criação e representação. Quase todos são unânimes em dizer que não devemos eliminar o desenho à mão livre do processo criativo na fase de concepção do produto. O Sketchbook é uma alternativa para o desenho à mão livre e digital, integrando de forma eficaz esses dois mundos.

Mas qual vantagem ou ganho teríamos na hora de utilizar um programa desse tipo em relação ao bom e velho papel? Uma delas é a simples possibilidade de trabalhar com camadas, mudar o nível de transparência e a ordem dessas camadas. Todos concordam que o recurso de camadas leva uma boa vantagem sobre o papel manteiga ou papel vegetal.

Talvez a interação entre um grupo de designers, em volta de uma mesa, rabiscando a mesma folha de papel seja muito maior do que se eles estivessem à frente de seus computadores. Mas, o que não podemos esquecer é que essa é uma cena cada vez mais rara. O que na maioria das vezes acontece é que o que foi rabiscado no papel tem que passar pelo escaner e ser enviado por e-mail, para um cliente ou colega que vai imprimir, analisar e anotar sobre o desenho e fazer todo o caminho inverso.

O Sketchbook Pro permite rapidamente criar mensagens utilizando o seu programa de e-mail padrão, com as imagens anexadas automaticamente. É fácil importar qualquer imagem, rascunhar sobre ela e enviar de volta.

Talvez mais como brincadeira do que como real vantagem o Sketchbook Pro permite que até o nome das camadas (layers) possa ser escrito à mão livre ao invés de digitado. Como quem diz: você não precisa usar o teclado.

Além de abrir e salvar arquivos nos formatos padrões mais usados, como TIF, BMP, JPG e PNG, o Sketchbook Pro abre e salva arquivos PSD do Photoshop, mantendo as camadas existentes, inclusive, o grau de transparência de cada camada.

Se você digitar Sketchbook Pro no Google vai encontrar uma série de vídeos no You Tube mostrando artistas usando o programa para criar sketchs e renders. Um dos meus favoritos é SketchBook Pro Concept sketch - postado em 15 de agosto de 2008 por Kyle Runciman.


http://www.cadesign.com.b


0 comentários:

Postar um comentário