GM, Honda e Fiat são alvos da Nissan em novo comercial e GM abre segundo processo contra Nissan no Conar.


(Matéria publicada no portal Exame - http://portalexame.abril.com.br/marketing/ - dia 24/09/2010 - 21:18)
Pra que Nissan?
Literalmente fazendo as rivais de alvo, a montadora japonesa apresenta características e prêmios dos modelos da família Livina. No caso da GM, a comparação é com o Meriva. Para Honda, a Nissan confronta o certificado de conserto do Nissan Livina, citado como o mais barato no mercado, ao modelo Fit da conterrânea. O comercial termina bem-humorado citando ainda o Fiat Idea.
Criação da agência Lew'Lara\TBWA, o ousado anúncio promete causar alvoroço nas redes sociais e a ira das concorrentes. A iniciativa da Nissan de lançar o vídeo na sexta-feira à noite parece estratégica.

Vídeo estreou primeiro na internet, no fim da tarde desta sexta-feira, e vai ao ar também na TV:


O histórico de comerciais provocativos da Nissan já inclui investidas contra grandes marcas de esportivos como Porsche e Audi, e recentemente foi a vez da Toyota e da Volkswagen "comerem poeira" ao serem citadas "indiretamente" na divulgação da Frontier.

A GM entrou nesta semana com um pedido de representação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) contra o comercial lançado pela Nissan na sexta-feira à noite (24). A Nissan acumula ainda outros dois processos em andamento no Conar. Ambos dizem respeito a propagandas comparativas e foram movidos por montadoras concorrentes.O primeiro, aberto em agosto, foi movido também pela GM. O julgamento deve ocorrer no próximo mês.O segundo pedido de representação foi aberto a partir de uma denúncia da Volkswagen.

0 comentários:

Postar um comentário